terça-feira, 11 de junho de 2013

Emagre-Sendo Feliz: Começando a correr

Heyyy, gatinhas!

Hoje é dia de colocar um FOCO, uma META e COMEÇAR (e eu estou aqui pra ajudar vocês)! Nada de esperar a segunda-feira pra começar aquela dieta e alguma atividade física que tu tenha se programado no domingo a tarde só por que comeu um boi por uma perna. CHEGA! Hora de mudança, e essa hora é AGORA! Understand?

























Gente, o que vocês precisam entender é que decidir mudar tem que vir de dentro. A dieta e a atividade que vocês decidirem fazer tem que ser gostosa a ponto de tu (falei que nem a Morena, de Salve Jorge) querer mudar.

Hoje a titia aqui vai passar uma dicas pra quem não tem money pra gastar em academia, muito menos pra ir em uma nutricionista e depois ainda ter que dar aquela passadinha no mercado pra comprar coisas caras que, além de terem péssimo gosto, vão durar apenas uma semana. *

* Que fique bem claro: não sou nutricionista! São pratos que eu mesma desenvolvi ou, muitas vezes, copiei e aperfeiçoei. Acreditem que, além de gostosos, tem o teor calórico baixíssimo! A-D-O-R-O!

Pra começar BEM essa bagaça, vamos começar com o que, tenho certeza, incomoda MUITA GENTE!

Vocês sabiam que para sumir com aquelas bordinhas de catupiry – que tanto atrapalham na hora de colocar um jeans com cós mais curto ou aquele vestido bandagem (eikehorror! Acho uó do brega! Desculpa aí, gurias, mas usei como exemplo pois sei que muita gente usa) por que a calcinha ficar marcando não precisa se matricular na academia? Pois é! Subir na balança e olhar para aqueles números tão esperados pode ser mais barato e prazeroso do que vocês pensam! O kit milagroso para isso acontecer é básico e muito fácil: DIETA + EXERCÍCIO FÍSICO.
Ahhhhhhhh vá, Ali! Isso eu já sabia! Conta a novidade agora!?
Ok, isso todo mundo sabe. Mas vocês sabiam que uma das atividades aeróbicas que tem um gasto calórico giga é a corrida e que vocês não precisam pagar academia para poder sair por aí exibindo um corpo muso?
Ahhhhhhh, Ali, mas eu não sei correr! Eu sinto aquela dor do lado só em pensar saltitar por aí!
Ok, vamos aprender aos poucos então! Começar pelo começo é sempre o melhor caminho!


1°: CALMAAAAAAAAAAAAAAAA!

Isso mesmo. Não achem que vão perder 10kg na primeira semana e sair correndo pelas ruas da cidade enlouquecidas e descabeladas.

BUT...

Lembrem que o começo sempre é complicado, mas é nele que conseguimos acelerar a perda daqueles quilinhos extras!

O primeiro passo é colocar o tênis no pé e BORA PRA RUA, mas CALMA, ninguém nasce sabendo correr e muito menos com o devido fôlego pra isso. Tudo isso tem um tempo pra acontecer!

No começo vamos fazer caminhada 3 vezes por semana (BARABADA!), 30 minutinhos por dia. Querem mais fácil? Coloquem em seus iPod’s aquelas músicas que vocês realmente adoooram escutar e calculem o tempo de cada uma para que fechem os 30 minutos (geralmente dá umas 9 músicas). Terminaram as músicas, acabou a caminhada! Facinnn demais, né?!

As primeiras caminhadas serão super divertidas, vocês irão caminhar tranquilamente, porém ficarão com as bochechas igual a um pimentão, falta de ar, suor escorrendo nas laterais do rosto (e na axila também) e no fim vão pensar: Puts, tô fora de forma MESMO!

Ok, o primeiro mês foi... Hora de aumentar a velocidade, certo?
 

2°: ACELERAAAAAAAA!

Já está mole, mole, caminhar os 30 minutinhos na lenta, certo? Então vamos anexar um objeto ao nosso corpo, chamado relógio, e começar a acelerar!

Vocês podem marcar o tempo com o relógio ou com uma música também. 3 minutinhos (ou uma música) vocês vão caminhar como estavam caminhando antes. Acabou os 3 minutos (ou a música),  hora de acelerar o passo. Acelerar já está fácil? Então vamos fazer um trote (cooper) por uns 2 minutos (ou metade de uma música). Lembrando que trote não é corrida!

Então nosso treino vai ficar da seguinte maneira:
  • 3x por semana;
  • 30 minutos;
  • Intercalando 3 minutos de caminhada e 2 de trote (ou caminhada rápida);
  • Durante 3 semanas (tipo número cabalístico pra dar sorte, afinal vamos ter que contar com fé, fôlego e força nessa atividade).


3°: CORREEEEEEEEEEEE QUE TÁ COMEÇANDO A ESQUENTAR!

Passou um mês de caminhada, mais 3 semanas alternando caminhada e trote, então é hora de tentar correr. Vamos lá, caminhem 5 minutos e vamos tentar correr (agora de verdade) mais 5 minutos. Se não conseguirem, tudo bem, corram menos tempo, mas façam o teste, até porque o fôlego, nessas alturas, deve estar muito melhor do que quando vocês tomaram coragem e começaram tudo há dois meses atrás. ENTÃO SEM MEDO, OK?

Tentem pensar pelo lado positivo: das 9 músicas que vocês colocaram nos seus iPod's, 4 delas (as melhores e que vocês mais adoram) vocês vão usar para correr, e as outras 5, para caminhar. MUITOOO FÁCIL!

Cansaram e já não aguentam mais a corrida? FOQUEM NA MÚSICA!


4°: RESPIRAAAAAAAAAAAAA!

Lembrem que, para não sentir aquelas pontadas que parece que tem alguém te esfaqueando por dentro, vocês precisam aprender a respirar enquanto correm.

A dica é simples: tentem respirar naturalmente, sem tentar coordenar a respiração com a passada. Um dos grandes erros da respiração na corrida é fazer a inspiração (quando tu puxa o ar) pela boca, pois fazer isso resseca as vias aéreas.

Não existe um regra para respirar na corrida, porém para não surgir aquela dor do lado, que aparece no hipocôndrio (parte baixa do abdômen, logo abaixo das costelas). Essa dor se deve a uma momentânea falta de oxigênio no diafragma, e, quando o corredor sente essa dor, a primeira reação é parar, mas NÃO PÁRAAAAAAA, até porque não é necessário, basta diminuir a intensidade da corrida que a dor vai desaparecer em pouco tempo.

A dica mais importante é: NÃO PENSE NA SUA RESPIRAÇÃO! Ela é um processo intuitivo, que vai se adaptar ao ritmo das suas pernas. Permita que o ar entre tanto pelo nariz, quando pela boca se for necessário, e deixe que o seu próprio corpo encontre seu ritmo de respiração natural.


  • Curtiram? Querem saber mais? Então fiquem à vontade para me mandar e-mail com perguntas e sugestões de assuntos: emagrecendosendofeliz@gmail.com.


Ótimo início de treino pra vocês! E pra quem tem namorado, hoje é o último dia de enfiar o pé na jaca, já que a janta não tem como adiar. Para as solteiras, comecem JÁ, afinal ano que vem, dia 12, vocês estarão, além de lindas e saradas, muito bem acompanhadas! 

Feliz dia dos namors!

Beijão!

 

12 comentários:

  1. Adoreeei amiga!
    Sempre tento correr mais essa dor maldita acaba comigo!
    Isso que no jump e outras coisas dão.... só na corrida mesmo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cris, realmente essa dorzinha acaba com a pilhadeira de sair por ai correndo. A diferença entre o jump e a corrida é que no jump existe uma pausa (ou diminuição dos batimentos cardíacos) entre uma música e outra, o que não acontece na corrida pois ela é contínua. Uma ideia bacana para que tu não sinta mais essas dores, é intercalar uma corrida, com uma caminhada com passos mais largos, até tu conseguires te entender de que forma tu te sente melhor respirando, sem que tu inspire pelo nariz, depois pela boca e realmente falte folego e apareça aquela dor. Tenho certeza que daqui algumas semana estará correndo e sem dor alguma. Beijoss Aline!

      Excluir
  2. Olá, Aline! Gostaria de saber se posso ir tomando água durante a caminhada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mari, é preciso beber água antes, durante e depois da caminhada. A hidratação é muito importante para evitar o aparecimento de câimbras. Mas, até mesmo para beber água existe uma forma correta: pequenos goles, para não distender o estômago e causar enjôos. Espero ter te ajudado. Bjinhos, Aline!

      Excluir
  3. Ameeei!
    Sempre essa dor maldita me impede de correr, mas agroa vou continuar!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai Jhenniifer não desiste, até porque tudo é uma questão de tu "acostumar" a tua respiração. Quando aquela dorzinha decidir surgir a dica é a seguinte: respirar profunda e vagarosamente e pressiona o local da dor com os dedos. Outra atitude que pode dar resultado é intensificar a respiração no momento da dor, expirando várias vezes de maneira forte e prolongada. Espero ter te ajudado. Beijinhos Aline!

      Excluir
  4. Muito legal o post!
    o título, então, me identifiquei, rs.

    http://autoapaixonada.blogspot.com.br/2013/06/santo-antonio-precisamos-conversar-em.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mel, que bom que gostou! Continua acompanhando o blog que vão vir mais dicas bacanas. Beijos e qualquer dúvida pode me enviar e-mail. Bjs Aline!

      Excluir
  5. Adorei! Que texto gostoso de ler!
    Parabéns pelo blog bonitinhas.

    Beeijo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...